domingo, 27 de dezembro de 2015

Filmes| Melhores de 2015

Durante o ano fui várias vezes ao cinema, mais do que fui nos últimos 5 anos. Adoro ir ao cinema, é toda uma experiência diferente da de ver em casa, desde a banda sonora, aos efeitos especiais e ao ambiente em sala (só odeio o mastigar das pipocas) tudo me cai com maior amplitude do que em casa. Contudo, não vou de ânimo leve, só vou ver filmes que valham realmente ver na grande tela. Animações e assim, no geral vejo em casa.
Uma das grandes estreias do ano para mim, foram "The Hunger Games:Mockingjay - Part 2", mas outros que nem sabia que iam estrear foram uma bela surpresa, foi o caso de "The Martian", "Pan", "The Walk" e "Everest".
Deixo-vos com os melhores do ano para mim:


1.The Martian|2015
"The Martian" conta a história de um homem que fica preso em Marte e que tem de sobreviver até ao seu regresso ao planeta Terra.
Para mim, foi a surpresa do ano. Carregado de humor, marciano, este filme foi uma lufada de ar fresco. Matt Damon leva o filme às costas, através de monólogos bastante cómicos o actor consegue-nos fazer gargalhar. Mas longe de pensar que este filme é uma comédia, é um drama que nos deixa sem ar com as situações vividas pelo terráqueo, que luta em Marte pela sua sobrevivência. Um Must-see deste ano.

2.Everest|2015
Este filme recria uma histórica verídica da jornada à montanha mais alta do planeta Terra, em busca da conquista do sonho de vários montanhistas.
Senti-me pequena, pequenina ao ver este filme. A certa altura até eu morria de frio, porque os sons são de tal maneira reais que parecia que tudo se passava ali ao lado, e ainda me lembro do som do vento do Evereste.O que mais nos tira o folgo neste filme a graus negativos são as paisagens maioritariamente brancas e aquela luta pela sobrevivência e pela conquista. Este filme sem dúvida que teve maior impacto no cinema, é para ver em grande tela.


3.The Hunger Games: Mockingjay - Part 2|2015
O último e derradeiro filme da trilogia "Os Jogos da Fome", onde as vidas dos habitantes dos vários distritos de Panem são tratadas como um jogo, meramente para entreter.
Esperava por este filme desde que tinha acabado de ler o livro. Sempre achei que os filmes da saga estavam bem à altura dos livros. Mas este último estava maravilhoso a nível de banda sonora, fotografia, adereços e caracterização das personagens. Tenho o costume de pré-visualizar os cenários e acções tomadas pelas personagens dos livros que leio, e algumas delas coincidiram, as que não coincidiram foram muito melhores que o que imaginava. Era o filme que eu mais esperava ver durante o ano e não desiludiu. Em relação ao actores, Josh Hutcherson esteve brilhante, a evolução da personagem é bem visível durante o filme, para mim o melhor desta segunda parte.

4.The Walk|2015
"The Walk" conta-nos  a caminhada de Phillippe Petit, 
Tal como o "Everest" este filme é maioritariamente visual, os planos dele foram sem dúvida muito bem escolhidos. Um filme que fala do World Trade Center mas não do desastre associado a ele. Como grande amante do desastre e o porquê, este filme ficou um pouco aquém das minhas expectativas nesse aspecto, mas como disse não é um filme sobre o ataque às torres gémeas. Posso dizer que se assemelha muito ao "Everest"no aspecto da conquista de um sonho, daquele sonho de vida que temos de ver realizado.


5.Pan|2015
É sem dúvida uma abordagem bastante diferente do que estamos habituados a ouvir. Aqui, Pan é uma criança orfã que é raptada para a terra do nunca e onde se torna amiga de Hook. Tem toda uma história que toca ao de leve na original, muito de leve. Mas não deixei de gostar deste filme, aliás, acho que foi todos estes aspectos diferentes que me levaram a gostar deste filme. Adorei a banda sonora do filme e Levi Miller e Hugh Jackman estiveram excepcionais nestes papéis. Jackman estava mesmo irreconhecível a nível de caracterização.

6.The Intern|2015
Anne Hathaway é a minha actriz preferida, claro que não poderia deixar de colocar este filme aqui, apesar de estar ciente que este filme não será aclamado a nenhum Óscar. Conta a história de um reformado cansado da sua vida monótona e que tenta voltar ao activo numa empresa bastante moderna. Não é um filme muito profundo que nos faz pensar em questões muito pertinentes, mas fez-me rir e até deitar uma lágrima. E bom para aquelas tardes de fim de semana.

Honorable Mentions:


7.Avengers: Age of Ultron|2015
8.The DUFF|2015
9.Insurgent|2015

4 comentários

  1. Respostas
    1. Tembém adorei o The Duff, adoro a Mae Whitman noutros registos, mas aqui também foi bastante fiel ao papel.

      Eliminar
  2. Olá Anna, gostei bastante de ver The Hunger Games: Mockingjay. Já Pan não gostei tanto estava à espera de mais e algo diferente. Mas estava bom. O The Intern também tive de ver porque a Anne Hathaway também é a minha actriz preferida e acompanho o trabalho dela. Gostei imenso do filme e é sem duvida uma boa opção para um final de tarde. Gostava imenso de ter visto os outros na grande tela mas não tive oportunidade. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o Pan tinha uma abordagem totalmente diferente do que estamos habituados, se calhar foi por isso que não gostaste. O The Walk e o Everest valem mesmo a pena serem vistos no cinema. Fiquei abismada.

      Eliminar

© the washing machine.
Maira Gall