quinta-feira, 7 de maio de 2015

Inferno|Dan Brown


Esta foi uma das minhas leituras do último mês. Dan Brown já é meu conhecido desde 'Anjos e Demónios' e 'Símbolo Perdido'(ainda não li o 'Código DaVinci' só vi o filme-odeio esta frase-mas já comprei o livro). Quando 'Inferno' saiu, as expectativas eram altas, (a cada obra de Brown sinto isso, o último melhor que o anterior), e não desiludiu, de todo.


Quem leu algo do autor sabe que a premissa destes livros é sempre a mesma, chamam Langdon para salvar o mundo, o que acaba por acontecer. Neste, Langdon não é chamado para salvar o mundo, ou melhor, é, mas não de uma maneira óbvia, vamos descobrindo ao longo do livro, pois o professor acorda com amnésia. É a partir daqui que se desenrolam vários acontecimentos sempre girando à volta da obra de Dante Alighieri,'A Divina Comédia - Inferno' e de Florença, Itália.

"Os lugares mais tenebrosos do Inferno
estão reservados àqueles
que mantêm a neutralidade
em tempos de crise moral."
-Dante Alighieri, A Divina Comédia - Inferno

Como disse, o livro não me desiludiu. Sou aficionada pela a arte e cultura italiana, e Brown é exímio em descrever ambas as coisas, Langdon torna-se no nosso professor de História pessoal a cada duas páginas, e é isto que adoro nos livros dele, não foi difícil para mim virar páginas como quem vira canecas com os amigos.

Para além do interior do livro, adorei o exterior, a capa de 'Inferno' é mais que tudo direccionada ao livro e depois ver ali Dante a boiar sobre Florença, deixa-me com calafrios, não é assustador, mas mete respeito. Tenho a versão inglesa do livro (sem jacket), e a capa é mil vezes mais bonita, com uma pintura alusiva à 'Divina Comédia, e por dentro com a jornada ao Inferno'(deixo aqui as imagens para verem).










É espectacular a mente de Brown, espelhado-se em Langdon. Dei-lhe 5 estrelas no Goodreads.








2 comentários

  1. Olá Anna! Dan Brown nunca me despertou muita atenção...acho que também fiz uma ideia errada à cerca dele (depois do excerto que deixaste e da descrição que fizeste...vou ponderar uma segunda avaliação desta vez baseada numa leitura)
    Espero poder dizer que virei paginas como quem vira canecas com os amigos...embora desde já te digo que não sou muito de beber..
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, acho mesmo que devias dar uma oportunidade. Se calhar devias começar pelo início, 'Anjos e Demónios'. Depois deixa aqui a tua opinião. ;)

      Eliminar

© the washing machine.
Maira Gall